Adolescente cria aplicativo para ajudar avó com Alzheimer

um aplicativo que ele e seus familiares criaram para organizar os cuidados

Por Redação 14/10/2019 - 17:29 hs
Foto: colonialtimesmagazine.com
Adolescente cria aplicativo para ajudar avó com Alzheimer
Nannie pode se orgulhar muito do neto.

Parece haver um aplicativo para praticamente qualquer coisa hoje em dia, mas para uma tarefa prática e contínua, como cuidados com demência, existe realmente "um aplicativo para isso"?

Quando a avó de Logan Wells foi diagnosticada com demência, sua família optou por cuidar dela em casa para que ela pudesse desfrutar de seus passeios diários de cinco quilômetros e de uma vida social com os amigos. Os pais de Logan, Hallie e Eric, e sua tia Lisa partiram para organizar um horário para Nannie e todos os seus companheiros.

Hallie disse à Colonial Times Magazine : "Quando começamos, havia pedaços de papel por toda a casa de Nannie: a tabela de tarefas na geladeira, o calendário no balcão da cozinha, a verificação dos medicamentos".

Mas, como a condição de Nannie declinou e foram necessários cuidados mais especializados, a família em Lexington, Massachusetts, começou a introduzir cuidadores profissionais na mistura. Com seis membros da família e três funcionários profissionais, o adolescente testemunhou o grande número de tarefas criadas por constantemente ter que atualizar a equipe por meio de textos, e-mails e ligar para vários números - e ele se perguntou se havia uma maneira melhor.

50 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com demência , mas apesar da grande população adulta passar por circunstâncias semelhantes, é comum que as famílias se sintam isoladas e sobrecarregadas.

Vendo o estresse que estava colocando em sua mãe para coordenar todas as consultas médicas, medicamentos e ser o principal ponto de contato de todos os ajudantes, Logan fez o que pôde para ajudar. Ele também começou a aprender programação a partir de tutoriais on-line com o plano de desenvolver um aplicativo que coordenasse todas as informações de dados e calendário.

O desenvolvimento do aplicativo rapidamente se tornou um projeto familiar. O pai de Logan, Eric, ajudou na sua formação em tecnologia e programação; seu irmão gêmeo Devin e a irmã Delaney contribuíram para o protótipo; e a mãe e a tia de Logan testaram a versão inicial e forneceram um feedback crucial.

Posteriormente no processo de desenvolvimento, eles trouxeram consultores de software para fornecer recursos de segurança e ajudar a ampliar o aplicativo para que ele pudesse ser oferecido a famílias em qualquer lugar. O resultado é CareZare .


Logan e seu pai então o levaram a um centro de atendimento local e coletaram feedback de grupos de teste de profissionais de saúde que sabiam como quantidades maciças de dados comportamentais e de saúde podiam ser simplificadas e melhoradas.

A dupla também se reuniu com famílias que enfrentam diferentes tipos de desafios de atendimento, como familiares adultos com deficiências no desenvolvimento. "Começamos a pensar - podemos construir isso para que seja útil para outras pessoas", disse Eric. As sugestões que receberam foram integradas ao aplicativo.

Com o aplicativo gratuito, os usuários podem registrar atividades, rastrear tarefas (como se o paciente tomou seus remédios), manter um calendário atualizado e ter todos os seus contatos em um só lugar. Os inventores de aplicativos dizem que melhorias futuras incluem integração com os calendários do Google e da Apple, atualizações climáticas que podem ajudar os membros da equipe a planejar com antecedência e até mesmo transmitir vídeos de câmeras de segurança doméstica.

Atualmente, o CareZare é oferecido para dispositivos Android e iPhone.


Então, sim, até mesmo para a miríade de desafios que as famílias enfrentam em ajudar o cuidado para um deles, há realmente é um aplicativo para isso. CareZare lançado em novembro de 2017.

"Foi uma dádiva de Deus, honestamente, do ponto de vista da comunicação", disse Lisa, tia de Logan. "Antes, você poderia passar metade do dia ligando para as pessoas e tentando entender as coisas."

Nannie pode se orgulhar muito do neto, que passou tantos anos na adolescência trabalhando para melhorar a vida dos membros de sua família e de tantos outros.